DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE, EXTRAÍDA DO TM/LANDSAT, NA BACIA DO CORUMBATAÍ, SP

Autores

  • Rodrigo Almeida Muniz Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Carlos Alberto Vettorazzi ESALQ/USP
  • Lucieta Guerreiro Martorano EMBRAPA Amazônia Oriental
  • Carlos Tadeu Santos Dias ESALQ/USP
  • Leila Sheila Silva Lisboa ESALQ/USP

DOI:

https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2016v31n2p169-177

Resumo

Neste estudo se empregaram-se sistemas de informações geográficas e técnicas de sensoriamento remoto para investigar o efeito do uso e cobertura do solo sobre a temperatura da superfície (LST) nos anos de 1985, 1990, 1995, 1999, 2002 e 2011, na bacia do Rio Corumbataí (BRC), SP. O padrão espacial da LST foi derivado de imagens do satélite Landsat, por meio da banda termal do sensor TM. Estudou-se a relação entre os índices NDVI, NDBI, MI e da altitude com a LST. A LST da BRC foi crescente até o ano de 1999 e reduziu até o ano de 2011. O padrão espacial da LST foi influenciado pelo uso e cobertura do solo. Houve correlação negativa da LST com o NDVI e MI e positiva com o NDBI. Áreas de pastagem e áreas de cana-de-açúcar colhida podem atingir LST superior ao de áreas urbanas, dependendo das condições de umidade do ambiente. Conclui-se que os dados do TM/Landsat associados aos dados coletados em campo, apresentam potencial para identificação de padrões térmico-hídricos em estudos de bacias hidrográficas.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Vettorazzi, ESALQ/USP

É Professor Associado do Departamento de Engenharia de Biossistemas (anteriormente Engenharia Rural) da ESALQ/USP, área de Topografia e Geoprocessamento.

Lucieta Guerreiro Martorano, EMBRAPA Amazônia Oriental

Doutorado em Agrometeorologia, pesquisadora da EMBRAPA Amazônia Oriental.

Carlos Tadeu Santos Dias, ESALQ/USP

Doutor em estatística e experimentação agrícola, Professor do Departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros (ESALQ/USP)

Leila Sheila Silva Lisboa, ESALQ/USP

Doutorado em Ciência pela ESALQ/USP, área de concentração engenharia de sistemas agrícolas.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Muniz, R. A., Vettorazzi, C. A., Martorano, L. G., Dias, C. T. S., & Lisboa, L. S. S. (2016). DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE, EXTRAÍDA DO TM/LANDSAT, NA BACIA DO CORUMBATAÍ, SP. ENERGIA NA AGRICULTURA, 31(2), 169–177. https://doi.org/10.17224/EnergAgric.2016v31n2p169-177

Edição

Seção

Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável