CRITÉRIOS DE MANEJO NA IRRIGAÇÃO DO FEIJOEIRO EM SOLO DE TEXTURA ARENOSA

Autores

  • Ramilos Rodrigues de Brito Eng. Agrônomo, Doutorando em Irrigação e Drenagem, Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/FCA
  • Hélio Grassi Filho Eng. Agrônomo, Professor Doutor, Departamento de Solos e Recursos Ambientais
  • João Carlos Cury Saad Eng. Agrônomo, Professor Doutor, Departamento de Engenharia Rural
  • Valdenir Queiroz Ribeiro Eng. Agrônomo, Mestre em Estatística Experimental, Pesquisador da Embrapa Meio-Norte
  • Simone Raquel Mendes Oliveira Colégio Técnico de Teresina - CTT

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2015v20n2p334

Resumo

Dentre aspectos mais importantes para o sucesso da agricultura irrigada destaca-se o manejo da água aplicada. No mercado existe uma diversidade de metodologias e instrumentos para tal fim, entretanto, o monitoramento do nível de água no solo utilizando o tensiômetro tem se mostrado eficaz. Nesse trabalho foram avaliados dois métodos de manejo da irrigação, um baseado na tensão da água no solo e o outro com base da depleção da água disponível, com o objetivo de verificar qual deles promove maior produtividade de grãos para a cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em um solo de textura arenosa. Os tratamentos foram compostos por cinco níveis de tensão (– 30, – 40, – 50, – 60 e – 70 kPa) e cinco níveis de depleção (30, 40, 50, 60 e 70% da AD), com quatro repetições delineados em blocos casualizados. O experimento foi desenvolvido em ambiente protegido no Departamento de Solos e Recursos Ambientais (UNESP/FCA), Botucatu - SP. Avaliou-se os parâmetros: Número de vagens por planta (NVP); Produção de vagens por planta (PVP, g); Comprimento da vagem (COMPV, cm); Número de grãos por vagem (NGV); Peso de grãos por vagem (PGV, g); Peso de 100 grãos (P100G, g) e Produção de grãos (PG, g planta-1). Não foram evidenciadas diferenças significativas entre os métodos de irrigação, entretanto, as maiores produtividades de grãos de feijão ocorreram para a tensão de – 30 kPa, resultando em 12,10 g planta-1 e 11,04 g planta-1 para 40% da AD.

Biografia do Autor

Simone Raquel Mendes Oliveira, Colégio Técnico de Teresina - CTT

Eng. Agrônomo, Doutora em Engenharia Agrícola, Professora Colégio Técnico de Teresina

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

BRITO, R. R. de; FILHO, H. G.; SAAD, J. C. C.; RIBEIRO, V. Q.; OLIVEIRA, S. R. M. CRITÉRIOS DE MANEJO NA IRRIGAÇÃO DO FEIJOEIRO EM SOLO DE TEXTURA ARENOSA. IRRIGA, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 334–347, 2015. DOI: 10.15809/irriga.2015v20n2p334. Disponível em: https://irriga.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/1661. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos