Influência da fertirrigação por sulco utilizando água residuária e diferentes níveis de adubação na produtividade do feijoeiro

Autores

  • Débora Pantojo de Souza Universidade Estadual Paulista/ Faculdade de ciencias agrônomicas
  • João Gabriel Thomaz Queluz FCA/UNESP
  • Alexsandro Oliveira da Silva FCA/UNESP, Botucatu, SP.
  • Rodrigo Máximo Sánchez Román FCA/UNESP, Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2015v20n2p348

Resumo

A prática do reúso de águas residuárias é uma alternativa importante para a agricultura irrigada, pois essas águas apresentam elevadas concentrações de nutrientes essenciais para as plantas.  O objetivo do presente trabalho foi verificar se a irrigação com esgoto tratado e o uso de diferentes níveis de adubação influenciam na produtividade da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). O experimento foi realizado em um delineamento casualizado em blocos onde foram testados cinco níveis de adubação (100, 75, 50, 25 e 0% da dose recomendada) com quatro repetições, totalizando 20 parcelas experimentais em um sistema de irrigação por sulcos. Os parâmetros utilizados para avaliar o efeito dos tratamentos aplicados foram: altura das plantas, produtividade, número de vagens, número de grãos por vagem, massa fresca e seca das plantas e massa de 100 grãos. Com os dados de produtividade obtidos e o uso de análise de regressão observou-se que a maior produção ocorreu para uma dose de 55,87% da adubação recomendada. Por outro lado, nos tratamentos com elevadas doses de adubação (75 e 100%) houve uma diminuição na produtividade devido ao excesso de nutrientes. Após a colheita, vagens, plantas e raízes foram coletadas e não se constatou contaminação por coliformes fecais. Os resultados permitem concluir que para o feijoeiro a utilização de 50% da adubação recomendada ou de uma porcentagem ainda menor (25%), em conjunto com água residuária, permite a obtenção de elevada produtividade (>3500 kg/ha).

Biografia do Autor

Débora Pantojo de Souza, Universidade Estadual Paulista/ Faculdade de ciencias agrônomicas

Estudante de Agronomia na FCA/UNESP.

João Gabriel Thomaz Queluz, FCA/UNESP

Pós-graduando da FCA/UNESP, Departamento de Engenharia Rural. Trabalha em pesquisas ligadas a águas residuárias.

Alexsandro Oliveira da Silva, FCA/UNESP, Botucatu, SP.

Pós-graduando da FCA/UNESP, Departamento de Engenharia Rural. Atua em pesquisas ligadas a fertirrigação.

Rodrigo Máximo Sánchez Román, FCA/UNESP, Botucatu

Professor da FCA/UNESP, Departamento de Engenharia Rural.Atua em pesquisas ligadas a águas residuárias.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

SOUZA, D. P. de; QUELUZ, J. G. T.; SILVA, A. O. da; SÁNCHEZ ROMÁN, R. M. Influência da fertirrigação por sulco utilizando água residuária e diferentes níveis de adubação na produtividade do feijoeiro. IRRIGA, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 348–362, 2015. DOI: 10.15809/irriga.2015v20n2p348. Disponível em: https://irriga.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/1718. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos