Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Raízes e Amidos Tropicais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos são enviados à Revista através do sistema online, sem o  nome dos autores no corpo do artigo.

 

Fonte: Arial, tamanho  12;

Espaço duplo e linhas numeradas de forma contínua;

Margens: superior, inferior, esquerda e direita com 2,5 cm;

Parágrafos: 1,25 cm Tabulação;

Títulos: Arial, tamanho 12, em negrito, centralizados, em LETRAS MAIÚSCULAS;

Referências de acordo com a norma ABNT 6023

Ilustrações (gráficos, fotografias, quadros, esquemas, etc) e Tabelas: com resolução mínima de 300 dpi. O uso de cores é apropriado para facilitar a compreensão das informações expressas. 

 

O título das ilustrações deve ser inserido na parte inferior das mesmas, precedido da palavra designativa, seguido do número de ordem de ocorrência no texto, em algorismo arábico, ponto e respectivo título

Exemplos:

Figura 1. Cultivo de mandioca no Paraná

Quadro 1. Produção de mandioca no Brasil

Gráfico 1. Consumo de polvilho de mandioca em São Paulo.

 

O título das tabelas deve ser inserido na parte superior das mesmas, precedido da palavra designativa, seguido do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismo arábico, ponto e respectivo título.

Exemplo:

Tabela 1. Rendimento de farinha em diversas variedades de mandioca em Sergipe.

 

PUBLICAÇÕES ACEITAS NA REVISTA


Os artigos científicos são a principal forma de publicação, porém, a convite da Comissão Editorial, a revista também publica artigos técnicos e artigos de revisão.

 

Artigo Científico: trabalho de pesquisa científica, inédito e conclusivo. Recomenda-se que os textos não ultrapassem 20 páginas, incluindo figuras, tabelas e no máximo 30 referências. Os trabalhos enviados à Revista RAT devem seguir a forma: Título, Resumo, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências.


Artigo Técnico: refere-se a patentes, produtos e técnicas novas


Artigo de Revisão: Texto sobre tema específico e encomendado pela editora


Estrutura do Trabalho

TÍTULO:

 Em letra maiúscula, centralizado e em negrito, representando o conteúdo e objetivo do trabalho. Não deve incluir fórmulas, símbolos, abreviações e nomes científicos de espécies, a menos que não haja nome comum no idioma em que foi redigido.

 

RESUMO / ABSTRACT: 

 Informa a finalidade, a metodologia, os resultados e conclusões do trabalho.; utilizar no máximo 200 palavras e não conter citações bibliográficas. 

 

Palavras-chave / Keywords:

 No mínimo 3 e no máximo 6 palavras, separadas por ponto.

Ex: Palavras-chave: Manihot esculenta. pós-colheita. morfologia da raiz.

 

TÍTULO EM INGLÊS: 

 Deve estar em maiúscula, centralizado e em negrito.

 

INTRODUÇÃO:

 A introdução abordará a justificativa do trabalho, fazendo referências à bibliografia atual inerente ao trabalho experimental e aos objetivos almejados.


MATERIAL E MÉTODOS:

 Deve disponibilizar as informações necessárias para a compreensão do trabalho e sua reprodução experimental; conter a descrição detalhada dos tratamentos, variáveis, número de repetições, tamanho da unidade experimental e estar organizado em ordem cronológica.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

 Todos os dados apresentados em tabelas ou figuras devem ser discutidos em relação aos apresentados por outros autores. Não deve conter afirmações que não se sustentam pelos dados obtidos no trabalho.

 

CONCLUSÕES:

 São baseadas no objetivo do trabalho e apresentam as novas descobertas da pesquisa, porém não podem consistir em um resumo dos resultados.

 

AGRADECIMENTOS:

 Os agradecimentos serão motivados e sucintos; não são essenciais ao trabalho.

 

REFERÊNCIAS:

Os autores são responsáveis pela exatidão das referências. Devem ser apresentadas conforme:

  • normalizadas de acordo com a NBR 6023;
  • alinhadas à esquerda;
  • digitadas em espaço simples, separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples;
  • incluir apenas as mencionadas no texto e estar em ordem alfabética pelo sobrenome do autor.


MODELOS:


Livros:

AUTOR(ES). Título do livro: subtítulo se houver. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. número de páginas/volume.

 

Exemplo:

TAIZ L.; ZEIGER, E. Fisiologia vegetal5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 954 p.


Capítulo de livro

AUTOR(ES) do capítulo. Título do capítulo. In: AUTOR. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. número do capítulo se houver, páginas da parte consultada.

 

Exemplo:

FUKUDA, W.M.G. Variedades. In: SOUZA, L. S. et al. (Ed.). Aspectos socioeconômicos e agronômicos da mandiocaCruz das Almas: Embrapa, 2006. p.433-454.

 

Artigo de periódico:

AUTOR(ES) do artigo. Título do artigo. Título do Periódico por extenso, cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final, separados entre si por hífen, mês abreviado (se houver), ano.

 

Exemplo:

SALATA, C.C.; CABELLO, C.; TRINCA, L.A. Purificação de etanol de mandioca com carvão ativado. Revista Raízes e Amidos Tropicais, Botucatu, v.9, n.1, p.33-41, 2013.

 

Dissertações/Teses:

AUTOR. Título: subtítulo. ano de depósito. Número de folhas. Dissertação (Mestrado em...) ou Tese (Doutorado em...)-Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

 

Exemplo: 

SALES FILHO, J.B. Caracterização de cultivares de mandioca (Manihot esculenta Crantz) pela morfologia e padrões isoenzimáticos. 1991. 118f. Tese (Doutorado em Genética)-Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 1991.

 

Trabalho apresentado em evento:

AUTOR(ES). Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento (se houver), ano de realização, cidade de realização. Título do documento... Cidade de publicação: Editora, data de publicação. página inicial-página final da parte referenciada.

 

Exemplo:

BONATO, O. et al. Avaliação em condições controladas das potencialidades de controle do ácaro verde da mandioca por um predador nativo e um predador exótico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA MANDIOCA, 10., 1999, Manaus.  Resumos...  Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental, 1999. p. 92

 

CITAÇÃO:

É menção de uma informação extraída de outra fonte, dando o devido crédito ao autor da ideia. Deve seguir a ABNT NBR 10520.

Citações fora do texto devem ser escritas entre parenteses e com todas as letras em maiúsculas.

 

Exemplos:

Ex: (FERNANDES, 2009)

Ex: (FERNANDES; LEONEL, 2014)

Ex: (SALATA; CABELLO; TRINCA, 2013)

Ex: (COLEMAN et al., 2001)

 

Exemplos:

Ex: De acordo com Fernandes (2014)...

Ex: Fernandes e Leonel (2013) observaram...

Ex: Salata, Cabello e Trinca (2013)...

Ex: Segundo Coleman et al. (2014)...

 

Quadros, Tabelas e Figuras: 

As palavras quadro, tabela e figura, no texto, devem ser indicadas com inicial em maiúsculo (Tabela) e, nas legendas, conforme exemplificado no item Ilustrações e Tabelas

Indicar o local de inserção das figuras, quadros e tabelas. As figuras devem ser feitas por computador ou, não havendo possibilidade, em papel branco ou vegetal. Os quadros devem seguir o estilo Simples 1 da galeria de autoformatação de tabelas do "Word".

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. (desde que não ultrapasse 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    Fonte "arial", tamanho 12

    Espaço duplo e linhas numeradas continuamente

    Título em negrito, centralizado e em caixa grande

    Todas as margens com 2,5 cm

    Gráficos e figuras com resolução mínima de 300 dpi

    Parágrafos de 1,25 cm

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: fitotecnia), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.