ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS APLICADA À DESINFECÇÃO SOLAR DE ÁGUAS CINZA PARA FINS DE IRRIGAÇÃO NO SEMIÁRIDO POTIGUAR

Autores

  • Fernanda Lima Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
  • Joel Medeiros Bezerra Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rafael Oliveira Batista Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ketson Bruno da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Hérick Claudino Mendes Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2018v23n3p480-492

Resumo

A elevada incidência de doenças de veiculação hídrica é atribuída à inadequação dos sistemas de esgotamento sanitário nas áreas rurais do semiárido brasileiro. O uso da radiação solar é uma alternativa na desinfecção de águas residuárias para fins de aproveitamento agrícola, sendo de baixo custo, fácil operação e que não gera subprodutos carcinogênicos oriundos da cloração. Diante do exposto, o presente trabalho tem a finalidade de identificar as variáveis determinantes no processo de desinfecção solar em águas cinza no semiárido potiguar. A estação de tratamento de águas cinza é composta por tanque séptico, filtro anaeróbio e reator solar. Os ensaios experimentais foram realizados no período de julho a dezembro de 2015, com frequência mensal e empregou-se às técnicas de estatística descritiva e multivariada. No reator solar foram mantidas lâminas de águas cinza de 0,1 m, que ficaram expostas à radiação solar durante período entre 8:00 às 16:00 h, e coletadas alíquotas a cada duas horas. As amostras coletadas foram submetidas às análises de pH, oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade elétrica, sólidos suspensos totais, turbidez, coliformes totais, coliformes termotolerantes e ovos de helmintos. Paralelamente, foram monitoradas, também, a temperatura do ar e radiação solar global. Pelo emprego da Análise de Componentes Principais, foi identificado um modelo de melhor ajuste composto por três componentes, explicando 79,46% da variância total. Sendo a primeira componente microbiológica, a segunda climática e a terceira componente, relacionada aos sais. O nível populacional médio de E.coli após 8 horas de exposição solar foi de 2,16E+03 tornando possível apenas o reúso restrito. Em relação às análises de ovos de helmintos, cabe salientar que não foram observados ovos em nenhuma das amostras de águas cinza bruta como, também, nas amostras de águas cinza após tratamento solar.

Biografia do Autor

Fernanda Lima Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Possui graduação em Tecnologia em Meio Ambiente pelo Centro Federal Tecnológico do Rio Grande do Norte (2005), Bióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), Mestre em engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Doutoranda em Manejo do Solo e Água, pela Universidade Federal do Semi-árido. Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Mossoró. Tem experiência na área de engenharia sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgoto, análises físico-química e biológicas de efluentes brutos e tratados, lodos, microbiologia, parasitologia e na área de saneamento ambiental.

Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduado em Engenharia Agrícola & Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2006-2010); - Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2011-2013); - Especialista em Licenciamento Ambiental em Petróleo e Gás Onshore pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN (2011-2013); - Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2013-2016). Atualmente é Professor Adjunto A da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental & Sanitária; - Experiência na área de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente, com ênfase em Engenharia e Manejo de Água e Solo; Geociências; Recursos Hídricos e Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo e conservação de água e solo; Agrometeorologia, Licenciamento Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Modelagem ambiental e Agricultura de Precisão.

Rafael Oliveira Batista, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela UFV (2002), mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV (2004), doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2007) e Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2010). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal Rural do Semi Árido; Docente do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental; Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água; Líder do Grupo de Pesquisa Tratamento e manejo de resíduos para o desenvolvimento sustentável do semiárido da UFERSA; autor e co-autor de 131 artigos de periódicos nacionais e internacionais, de 273 artigos de eventos nacionais e internacionais e 3 patentes de produtos inovadores registrados no INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI); e participação em 115 bancas examinadoras de monografias, especializações, dissertações e teses. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de irrigação; saneamento ambiental; e tratamento e manejo de resíduos agroindustriais e urbanos.

Ketson Bruno da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Manejo de Solo e Água, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2017). Membro do Grupo de Pesquisa Tratamento e Manejo de Resíduos para o Desenvolvimento sustentável do Semiárido, Coordenado pelo. Prof. D. Sc. Rafael Oliveira Batista, atuando com reúso de água na irrigação.

Hérick Claudino Mendes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduo líquido, sistema de irrigação e desempenho. Formado em Técnico em Enfermagem pela Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães ao qual foi atuante na área durante 6 meses.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

CAVALCANTE, F. L.; BEZERRA, J. M.; BATISTA, R. O.; SILVA, K. B. da; MENDES, H. C. ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS APLICADA À DESINFECÇÃO SOLAR DE ÁGUAS CINZA PARA FINS DE IRRIGAÇÃO NO SEMIÁRIDO POTIGUAR. IRRIGA, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 480–492, 2018. DOI: 10.15809/irriga.2018v23n3p480-492. Disponível em: https://irriga.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/2676. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos