ESTIMATIVA DE VAZÃO DO RIBEIRÃO LAVAPÉS NA ÁREA DE CONTRIBUIÇÃO DO DA MICROCENTRAL HIDRELÉTRICA LAGEADO EM BOTUCATU/SP

Autores

  • Francienne Gois Oliveira UNESP/FCA Universidade de Uberaba
  • Manuel Esteban Lucas Borja Universidade de Castilla La Mancha - UCLM Albacete Espanha
  • Odivaldo José Seraphim Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2015v20n2p363

Resumo

A carência de dados fluviométricos em pequenas bacias hidrográficas dificulta estudos de aproveitamento hídrico. A estimativa de disponibilidade hídrica de bacias sem dados fluviométricos é normalmente feita com base em modelos hidrológicos como chuva-vazão ou por informações hidrológicas de bacias da mesma região – Regionalização de vazão. Os modelos hidrológicos do tipo chuva-vazão foram desenvolvidos tendo como objetivo a síntese de séries de vazão em determinados locais, para finalidades como a previsão de vazões ou a síntese de vazões em locais carentes de informações. Este estudo teve por objetivo a quantificação da vazão do Ribeirão Lavapés para possível reativação da Microcentral hidrelétrica da Fazenda Experimental Lageado. Para tanto utilizou o modelo chuva-vazão Win_IPH2 desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi introduzido no programa séries de precipitação, evaporação e dados de área da bacia e outros. Fez-se a calibração do programa e com isso foram gerados gráficos e dados da vazão calculada e a curva de permanência. Por meio da metodologia utilizada foi possível quantificar a vazão do Ribeirão Lavapés e gerar a Curva de Permanência para do período de janeiro de 2009 a dezembro de 2012 com resultados satisfatórios.

Biografia do Autor

Francienne Gois Oliveira, UNESP/FCA Universidade de Uberaba

Doutora do Programa de PG em Agronomia - Energia na Agricultura

Professora da Universidade de Uberaba

Departamento de Engenharia ambiental

http://lattes.cnpq.br/8945643088928028

Manuel Esteban Lucas Borja, Universidade de Castilla La Mancha - UCLM Albacete Espanha

Engenheiro Florestal

Departamento de Ciencia y Tecnología Agroforestal y GenéticaCampus Universitario s/n, C.P. 02071, Albacete (Spain).  Télf.; 967599200 ext. 2818

Odivaldo José Seraphim, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu

Prof. Dr. do Departamento de Engenharia Rural

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

OLIVEIRA, F. G.; BORJA, M. E. L.; SERAPHIM, O. J. ESTIMATIVA DE VAZÃO DO RIBEIRÃO LAVAPÉS NA ÁREA DE CONTRIBUIÇÃO DO DA MICROCENTRAL HIDRELÉTRICA LAGEADO EM BOTUCATU/SP. IRRIGA, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 363–370, 2015. DOI: 10.15809/irriga.2015v20n2p363. Disponível em: https://irriga.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/1743. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos