VARIABILIDADE ESPACIAL DE VARIÁVEIS FÍSICO-HÍDRICAS DE DOIS LATOSSOLOS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Jefferson Vieira Jose Esalq-USP
  • Roberto Rezende UEM
  • Patricia Angélica Alves Marques Esalq-USP
  • Antônio Carlos Andrade Gonçalves UEM
  • Renan Soares de Souza UEM

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2012v17n2p208

Resumo

1 RESUMO

A água e o solo são fatores de suma importância para a adequada exploração de uma área agrícola. O conhecimento da variabilidade das variáveis físico-hídricas do solo é o princípio básico para o manejo preciso de irrigação. O objetivo deste trabalho foi estudar a variabilidade espacial de variáveis físico-hídricas dos solos de duas áreas amostrais, utilizando métodos geoestatísticos. Cada área de amostragem foi dividida em 36 subparcelas de 2 x 2 m, sendo que no ponto central de cada subparcela realizou-se um teste de infiltração de água no solo para determinação da velocidade de infiltração básica. Posteriormente, determinou-se a densidade do solo, macroporosidade, microporosidade e porosidade total do solo. A caracterização da variabilidade dos resultados foi realizada segundo o resumo estatístico com a determinação das medidas de posição, dispersão e verificação da normalidade da distribuição, complementada com a verificação da presença de dados discrepantes. Para analisar a variabilidade espacial foram utilizadas técnicas geoestatísticas, por meio da análise de semivariogramas, interpolação dos dados por krigagem e construção de mapas. Foram identificadas estruturas de dependência espacial, com alcance da ordem de 5 a 8 metros, para densidade do solo e velocidade de infiltração básica.

 

PALAVRAS-CHAVE: física do solo, amostragem, água no solo.

 

JOSÉ, J. V.; REZENDE, R.; MARQUES, P. A. A.; GONÇALVES, A. C. A.; SOUZA, R. S. de

SPATIAL VARIABILITY OF PHYSICAL ATTRIBUTES OF AN ARENIC KANDIUSTULTS IN NORTHERN REGION OF PARANA

2 ABSTRACT

The water and soil are factors of paramount importance for the proper operation of an agricultural area. Knowledge of the variability of the physical and hydraulic attributes of the soil is the basic principle for the irrigation management. The objective of this work was to study the spatial variability of the physico-hydric soils for two sampling areas, using geostatistical methods. Each sampling area was divided into 36 plots of 2 x 2 m, and at the midpoint of each subplot there was a test of water infiltration into the soil to determine the steady state infiltration rate. Subsequently, we determined the bulk density, macroporosity, microporosity and total porosity of the soil. The characterization of the variability of the results was performed according to the statistical summary with the determination of the position measurements, dispersion and verification of normal distribution, supplemented by checking for the presence of outliers. To analyze the spatial variability of geostatistical techniques were used for the analysis of semivariograms, kriging interpolation of the data and construction of maps. Structures were identified spatial dependence, with a range of about 5 to 8 meters of soil bulk density and steady state infiltration rate.

 

KEYWORDS: physical soil sampling, soil water.

 

 

Biografia do Autor

Jefferson Vieira Jose, Esalq-USP

Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Maringá (2008), Mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e doutorando de Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Escola Superior Luiz de Queiroz, USP. Têm experiências em pesquisas na área racionalmente a aplicação de água em sistemas irrigados e atualmente no doutorado desenvolve pesquisas com foco em plantas medicinais visando domesticação de plantas interesse econômico..

Roberto Rezende, UEM

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz ESALQ - USP (1992) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz ESALQ - USP (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na área de engenharia de água e solo e irrigação e drenagem, nas quais concentra suas linhas de pesquisa. Também tem desenvolvido trabalhos relacionados com fertirrigação, manejo de irrigação e hidroponia. Atua como revisor de diversos periódicos científicos, é editor de área da revista Acta Scientiarum Agronomy.

Patricia Angélica Alves Marques, Esalq-USP

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1997), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2000) e doutorado em Agronomia Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2005). Atualmente é professor doutor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Engenharia de Biossistemas. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, manejo de irrigação, engenharia de água e solo, plantas medicinais e agronomia.

Antônio Carlos Andrade Gonçalves, UEM

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1987) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na área de engenharia de água e solo e irrigação e drenagem, nas quais concentra suas linhas de pesquisa. Também tem desenvolvido trabalhos relacionados com irrigação de precisão, variabilidade espacial e geoestatística. Atua como revisor de diversos periódicos científicos, é editor de área da revista Engenharia Agrícola - SBEA e atua como tutor do grupo PET/Agronomia da UEM.

Renan Soares de Souza, UEM

Engenheiro Agrônomo graduado pelo curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Durante o período acadêmico atuou em projetos de natureza científica (PIBIC/PIC/CNPq), na área de Irrigação e Drenagem, desenvolvendo atividades no CTI (Centro Técnico de Irrigação), que pertence ao Departamento de Agronomia da UEM. Neste período, seus estudos foram direcionados principalmente à irrigação localizada por gotejamento, fertirrigação e nutrição na cultura do cafeeiro.Cursou Mestrado em Agronomia, na área de Produção Vegetal, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) da UEM. Integrou o grupo de pesquisa de Fitotecnia do NUPAGRI/UEM (Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura), na linha de pesquisa de manejo e tratos culturais em mandioca, milho, feijão, soja, canola e café. Trabalhou conjuntamente na FEI/UEM (Fazenda Experimental de Iguatemi), para desenvolver projeto de pesquisa relacionado ao estudo do efeito de diferentes populações de plantas sobre componentes de produção do milho doce. Atualmente cursa Doutorado em Agronomia, também na área de Produção Vegetal, atuando em projetos de Irrigação e Drenagem pelo CTI da UEM.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-02-28

Como Citar

JOSE, J. V.; REZENDE, R.; MARQUES, P. A. A.; GONÇALVES, A. C. A.; DE SOUZA, R. S. VARIABILIDADE ESPACIAL DE VARIÁVEIS FÍSICO-HÍDRICAS DE DOIS LATOSSOLOS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ. IRRIGA, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 208–219, 2012. DOI: 10.15809/irriga.2012v17n2p208. Disponível em: https://irriga.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/250. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos