POTENCIAL HÍDRICO-NUTRICIONAL DA ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA NA IRRIGAÇÃO DO ALGODOEIRO CULTIVADO EM CONDIÇÕES SEMIÁRIDAS

Autores

  • Salomão de Sousa Medeiros Instituto Nacional do Semiárido - INSA/MCTI
  • Aldrin Martin Perez-Marin Instituto Nacional do Semiárido - INSA/MCTI
  • José Amilton Santos Júnior Instituto Nacional do Semiárido - INSA
  • Cláudia Fancini Reis Instituto Nacional do Semiárido - INSA/MCTI
  • Hans Raj Gheyi Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2015v20n2p248

Resumo

Dada a importância social e econômica da suinocultura no Brasil, a mitigação dos impactos ambientais gerados por esta atividade é urgente e possui grande relevo ambiental. Neste sentido, o objetivo da execução deste trabalho foi avaliar a viabilidade do aproveitamento da água residuária proveniente da suinocultura sobre a produção de massa seca, absorção, acúmulo e recuperação aparente dos macronutrientes na cultura do algodoeiro. O estudo foi realizado em dois ciclos (período seco e chuvoso), na área experimental da CODEVASF, Bom Jesus da Lapa, BA, em 2007 e 2008. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com cinco tratamentos e quatro repetições, totalizando 20 unidades experimentais; testou-se a aplicação de quatro proporções de diluições de água residuária tratada em água fluvial (AR100, AR75:25, AR50:50 e AR25:75) e um tratamento testemunha (T) -  irrigado com água fluvial + adubação mineral. Concluiu-se que o aproveitamento da água residuária oriunda da suinocultura é viável como fonte de nutrientes e na ampliação da oferta de água para irrigação em regiões semiáridas, já que proporcionou o aumento da produtividade do algodoeiro, além de proporcionar efeito residual na melhoria da fertilidade do solo.

Biografia do Autor

Salomão de Sousa Medeiros, Instituto Nacional do Semiárido - INSA/MCTI

Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Ingressou, em abril de 2000, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, área de concentração Irrigação e Drenagem, em nível de mestrado, na Universidade Federal de Viçosa UFV, concluindo em março de 2002. Em setembro de 2002 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, área de concentração Recursos Hídricos e Ambientais, da UFV, tendo concluido em fevereiro de 2005. Durante o período de 05 de 2005 a 02 de 2007 desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG como bolsista PRODOC/CAPES. Também atuou na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF entre fevereiro de 2007 a março de 2009 na Unidade de Apoio Hidriagrícola da 2ª Superintendencia Regional. Atualmente, é pesquisador na Área de Recursos Hídricos e Diretor Substituto do Instituto Nacional do Semiárido - INSA/MCTI .

Aldrin Martin Perez-Marin, Instituto Nacional do Semiárido - INSA/MCTI

Possui graduação em Ciências Agrárias pela Universidad Popular de Nicarágua (1999) e Universidade Federal Rural de Pernambuco, especialização em Pedologia Aplicada pelo instituto Agronômico de Campinas (2004), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Energia Nuclear na Agricultura e Meio ambiente (Solos e Nutrição de Plantas), com foco em Dinâmica de Nutrientes e Fitomassa em Agro-Ecossistemas regionais do semiárido brasileiro, pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Trabalhou durante cinco anos em projetos de desenvolvimento rural e agroecologia na Nicarágua. Entre 2006 a 2008, foi pesquisador concursado do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) na área de manejo e conservação do solo e água. Atualmente é Pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), na área de Meio Ambiente. Em julho de 2011, assumiu, o cargo de Assessor Técnico do INSA, à frente da Coordenação de Pesquisa. Ao longo de sua formação acadêmica e experiência profissional têm atuado nas seguintes linhas de ação: Comunicação e Desenvolvimento Rural, Educação Ambiental contextualizada dirigida a agricultores familiares e estudantes de primeiro e segundo grau; Manejo e Conservação do Solo, Agroecologia, Agricultura Familiar, Agricultura Orgânica, Manejo da Fertilidade do Solo, Dinâmica Matéria Orgânica, Estudos de Impacto Ambiental, Planes de Manejo Florestal em Coniferas e Sistemas Agroflorestais no semiárido brasileiro.

José Amilton Santos Júnior, Instituto Nacional do Semiárido - INSA

Engenheiro Agrícola (2009) e Mestre em Engenharia Agrícola pela UFCG (2010), atualmente está vinculado ao Instituto Nacional do Semiárido, INSA/MCTI, atuando como Gestor da Estação Experimental do INSA (Portaria INSA/MCTI nº 10 de 24 de agosto de 2011). É estudante do programa de doutorado em Engenharia Agrícola da UFCG e têm desenvolvido pesquisas que envolvem a utilização de águas salobras, residuárias e amarelas em condições de solo e hidroponia. Também tem realizado pesquisas relacionadas ao manejo da palma forrageira e suas relações hídricas. Possui experiência na área de extensão rural e capacitação de comunidades rurais, manejo de oleaginosas, estudos relativos a qualidade de água e manejo de sistemas de irrigação; drenagem de terras agrícolas.

Cláudia Fancini Reis, Instituto Nacional do Semiárido - INSA/MCTI

Doutorado em andamento no curso de Eng. Agrícola - Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena, com Mestrado em Engenharia Agrícola - Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, atuando principalmente nas áreas de: Recursos Hídricos, Geoprocessamento e Saneamento Ambiental.

Hans Raj Gheyi, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Agricultura - University of Udai Pur (1963), mestrado em Ciências do Solo - Punjab Agricultural University (1965) e doutorado em Ciências Agronômicas - Universite Catholique de Louvain (1974). Atualmente é professor aposentado (titular) da Universidade Federal de Campina Grande, editor chefe da Revista Agriambi da Universidade Federal de Campina Grande, professor visitante nacional senior na UFRB. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: salinidade, irrigação, fertilidade, relação solo água planta, estresse salino, tolerância de plantas a déficit hídrico, qualidade de água e reuso da água .

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

MEDEIROS, S. de S.; PEREZ-MARIN, A. M.; SANTOS JÚNIOR, J. A.; REIS, C. F.; GHEYI, H. R. POTENCIAL HÍDRICO-NUTRICIONAL DA ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA NA IRRIGAÇÃO DO ALGODOEIRO CULTIVADO EM CONDIÇÕES SEMIÁRIDAS. IRRIGA, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 248–260, 2015. DOI: 10.15809/irriga.2015v20n2p248. Disponível em: https://irriga.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/900. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos