AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DOIS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO CRESCIMENTO, O DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DE MARACUJÁ EM VALLE DE QUIBOR, VENEZUELA.

Autores/as

  • Yelitza Garcia Orellana UCLA
  • Juan Jose Brito Borges INIA - Lara
  • Jhonathan Rivero Central La Pastora

DOI:

https://doi.org/10.15809/irriga.2012v17n2p264

Resumen

Para avaliar o efeito de dois sistemas de irrigação (irrigação por gotejamento gravidade e baixa pressão) sobre o crescimento da cultura do maracujá (Passiflora edulis S.), uma parcela foi selecionado, dividido em dois setores (tratamentos). No tratamento 1 foi utilizado a baixa pressão de irrigação por gotejamento (micro-irrigação) e de irrigação no tratamento 2 (sulco). A percentagem de sobrevivência das plantas para o transplante. A profundidade da água foi medido durante o período experimental. As variáveis avaliadas foram comprimento da haste (TL), diâmetro do caule (DT), número de gemas (NY), e no comprimento dos entrenós (LE). Na T1 usar apenas 54% de água em relação ao Q2. Em T1, houve uma maior percentagem de sobrevivência das plantas para o transplante e variáveis DT, LT foram estatisticamente significativas nas coletas. Com relação à variável NY Não houve diferença estatisticamente significativa. Nas variáveis LE, apenas diferenças significativas obtidas LE1 125,139 e 153 dias após o transplante. Em LE 2, 3, 4 e 5 foram realizados diferenças significativas 125,139 e 153 dias após o transplante, e LE6 153 e 180 dias após o transplante. Concluiu-se que em ambos os sistemas de irrigação no crescimento das plantas tem comportamentos semelhantes, embora o sistema de gotejamento tradicional consome uma quantidade de água muito abaixo do sistema de irrigação tradicional.

Biografía del autor/a

Yelitza Garcia Orellana, UCLA

Profesor Asociado.Decanato de Agronomia. Universidad Centroccidental Lisandro Alvaraado. Barquisimeto, Venezuela

Juan Jose Brito Borges, INIA - Lara

Investigador III. Instituto Nacional de Investigaciones Agricolas. Lara. Venezuela.

Jhonathan Rivero, Central La Pastora

Jefe de Seccion de calidad de Maduracion de caña de azucar. Carora, Venezuela

Publicado

2012-02-28

Cómo citar

GARCIA ORELLANA, Y.; BRITO BORGES, J. J.; RIVERO, J. AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DOIS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO CRESCIMENTO, O DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DE MARACUJÁ EM VALLE DE QUIBOR, VENEZUELA. IRRIGA, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 264–273, 2012. DOI: 10.15809/irriga.2012v17n2p264. Disponível em: https://irriga.fca.unesp.br/index.php/irriga/article/view/140. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Artigos